CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA PENÍNSULA COREANA

A seguir, informaremos aos nossos internautas de plantão, as principais características da tão curiosa Península Coreana, que é formada pela Coreia do Norte e a Coreia do Sul, ambas na Ásia Oriental. Mas, antes de entrarmos neste assunto, vocês sabem o que é uma Península?

Uma península é uma porção de terras que se estende para além do continente e tem água por quase todos os lados. É uma ''quase ilha'', e são formadas por diversos motivos, entre eles, a elevação ou diminuição do nível do mar, (que é um fenômeno físico e geológico); a movimentação tectônica e a separação das massas de terra.
As penínsulas podem ser encontradas em uma costa marítima, em um lago ou em uma grande massa de água.
 Existem várias penínsulas, mas, listamos aqui, apenas a Península Coreana.

A PENÍNSULA COREANA atualmente é ocupada pela Coreia do Norte e pela Corei do Sul, essa divisão, pela metade, foi ocorrida no final da Segunda Guerra Mundial. É chamada de Choson Bando na Coreia do Norte, e Han Bando na Coreia do Sul, devido aos nomes diferentes que recebe.
A Coreia do Sul, possui 99.646 km² de área, e sua capital é Seul, a maior cidade do país.
Já a Coreia do Norte, é um país de 122.762 km² de área, e sua capital é Pyongyang, maios cidade do país.

CLIMA
O clima é bastante variado do norte ao sul. Nas regiões mais ao sul, o clima é relativamente quente e úmido, e as regiões do norte apresentam um clima mais frio, até mesmo continental.

A Península inteira, no entanto, é afetada por padrões gerais similares, incluíndo as monções do leste da Ásia no meio do verão e a frequente incidência de tufões no outono. A maioria das chuvas ocorre durante os meses de verão, com quase metade delas somente na época de monções. 

RELEVO

O relevo da Coreia do Sul possui uma predominância em quase todo território de montanhas e colinas, possui também presença de planície costeira no sul e oeste.
Já na  Coreia do Norte, o ponto mais elevado do país fica a 2 744 metros de altitude, chamado de Paektu-san.

ECONOMIA

A Coreia do Norte é um dos poucos países socialistas restantes no mundo, que vem sofrendo dificuldades econômicas desde o fim da União Soviética. Apresentava bons índices de desenvolvimento econômico e industrial graças à ajuda da URSS, mas, a partir da crise do petróleo nos anos 70, o país não conseguiu mais se reerguer diante da modernização tecnológica e econômica.  A Coreia do Norte tem uma economia planificada de estilo soviético, possui mínimas relações com o exterior e recebe ajuda alimentar da ONU. Suas principais atividades são a indústria pesada e a agricultura, contudo, após o fim da URSS, a economia parou de crescer. A moeda norte-coreana é a won norte-coreano.
Já a Coreia do Sul, se encontra entre as dez maiores economias do mundo e a terceira maior da Ásia. O país atingiu um rápido crescimento com a exportação de manufaturados. A moeda sul-coreana é a won sul-coreano, e sua indústria responde por mais de 40% do PIB nacional.

POPULAÇÃO

A população da península é de 74,2 milhões de habitantes, sendo na Coreia do Norte de 24,9 milhões de habitantes e na Coreia do Sul de 49,3 milhões de habitantes, uma das populações mais homogêneas do mundo, etnicamente e linguisticamente, pois, a maioria dos habitantes pertence ao grupo dos coreanos, de origem mongol, incluindo pequenas comunidades chinesas e japonesas. 
A língua coreana não faz parte de nenhuma família linguística maior, sendo o coreano a língua oficial das duas Coreias. 
A Coreia do Norte, apesar de 55,7% da população não seguirem nenhuma religião, a Coreia possui uma herança budista e confucionista (12,3%). A cultura contemporânea da Coreia do Norte é baseada na cultura tradicional da Coreia, desenvolvida desde o estabelecimento da Coreia do Norte, em 1948. É subdividida em nove províncias, sendo três controladas diretamente pelo governo central.
Já a Coreia do Sul, sua instabilidade política, econômica e social levou muitos sul-coreanos a emigrar para outros países, em particular os Estados Unidos, Canadá e o Brasil. Quanto à religião, os fiéis são bem distribuídos entre várias crenças, como o cristianismo, budismo e o confucionismo.

POLÍTICA

Atualmente, na Coreia do Norte, o chefe do executivo de fato é Kim Jong-un, que é considerado o Presidente da Coreia do Norte. A legislação norte-coreana é a Suprema Assembleia Popular, que é presidida pelo Presidente da Republica. Outra figura sênior do governo é o primeiro-ministro Pak Pong-juSeu regime político é marcado pelo rígido controle estatal e, principalmente, pelo culto à personalidade de seus líderes.
Mas, já na Coreia do Sul, Política possui um lugar no âmbito de uma república democrática representativa presidencialista, segundo a qual o presidente é o chefe de Estado de um sistema multi-partidário. Desde 1948, a constituição foi sujeita a cinco grandes revisões, cada uma significando uma nova república. A atual Sexta República iniciou com a última grande revisão constitucional em 1987.

Resultado de imagem para peninsula coreana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA MAIS: EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO

SAIBA MAIS: PARALELO 38

SAIBA MAIS: QUIZ