SAIBA MAIS: EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO
Listamos aqui, para nossos queridos internautas, algumas questões que são importantíssimas para o desenvolvimento acadêmico, ético e profissional a respeito da Coreia. Divirtam-se!
1. Defina, em linhas gerais, a divisão entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, caracterizando o regime político de cada país e suas principais frentes de alianças.
2.Leia o texto a seguir.
Coreia do Sul pede mediação de Rússia e China para conter Norte
O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Yun Byung-se, disse nesta quarta-feira (10) que pediu a mediação da Rússia e da China para tentar convencer a Coreia do Norte a encerrar suas provocações militares, em um momento de elevada tensão na Península Coreana.
"Através de uma estreita colaboração com a Rússia e a China, o governo sul-coreano continua realizando esforços para persuadir a Coreia do Norte a mudar sua atitude", disse Yun durante um comitê parlamentar, em declarações divulgadas pela agência "Yonhap".
G1, 10/04/2013. Coreia do Sul pede mediação de Rússia e China para conter Norte. Disponível em: G1. Globo
A respeito do “momento de elevada tensão na Península Coreana”, mencionado no texto, assinale a alternativa correta:
a) A tensão entre as Coreias se deve ao fato de o Sul, socialista, ameaçar a eclosão de uma guerra caso o Norte não ceda parte de seu território.
b) A tensão mencionada no texto refere-se à instabilidade geopolítica estabelecida entre as Coreias após o Norte ter realizado novos testes nucleares e de ter ameaçado a eclosão de uma nova guerra entre os dois países caso o bloqueio econômico imposto pelos EUA e pela ONU não seja quebrado.
c) O pedido da Coreia do Sul pela intervenção de Rússia e China deve-se ao fato desses dois países serem os maiores inimigos da Coreia do Norte, o que poderia desviar o foco desse país, que esqueceria seus inimigos do Sul.
d) As “provocações militares” a que o texto se refere são as frequentes zombarias elaboradas pelo governo norte-coreano a fim de provocar uma instabilidade na relação entre os dois países, fazendo com que outras nações intercedam e combatam eventuais ataques realizados pela Coreia do Sul.
e) A divisão entre as duas Coreias é apenas ideológica, haja vista que ambas fazem parte de um mesmo território político.
3.No dia 30 de Março de 2013, a Coreia do Norte declarou estar em estado de guerra. Explique o que significa essa postura no plano geopolítico internacional.
RESPOSTAS:
1.A divisão da Coreia aconteceu após a Guerra das Coreias (1950-1953), que ocorreu em razão das disputas ideológicas e geopolíticas após a Segunda Guerra Mundial. Com isso, o país foi dividido em Coreia do Norte e Coreia do Sul, o primeiro adotando a busca pelo socialismo e o segundo, a consolidação da influência capitalista.
A Coreia do Norte se caracterizou pela implantação de uma ditadura implacável, atualmente comandada por Kim Jong-Um. Observa-se que esse país há muito tempo se desviou do sistema socialista, caracterizando-se por um Estado capitalista de economia planificada. Seus principais aliados são China e Rússia.
A Coreia do Sul caracteriza-se pela influência dos padrões capitalistas e é considerada um dos Tigres Asiáticos, sendo intensamente industrializada e aberta ao capital externo, sobretudo com a instalação de multinacionais. Os principais aliados da Coreia do Sul são os Estados Unidos, que instalaram bases militares no país e garantem apoio caso ocorra uma guerra entre as duas Coreias.
2. Letra B, pois a realização de testes nucleares pela Coreia do Norte é um dos principais focos de tensão da península, além das constantes ameaças de guerra realizadas pela ditadura norte-coreana.
3.Ao declarar estar em estado de guerra, a Coreia do Norte decretou esperar pela eclosão de uma guerra contra a Coreia do Sul e Estados Unidos. Trata-se, também, de uma manobra política para forçar um posicionamento dos países inimigos sobre as suas exigências e solicitações.
Fontes: http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-geopolitica-das-coreias.htm#resp-5
Comentários
Postar um comentário