SAIBA MAIS: COMÉRCIO ENTRE COREIA DO NORTE E BRASIL

Se, ao leste, do outro lado do Pacífico, está seu arqui-inimigo, os Estados Unidos, ao sudeste, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, tem um aliado, pelo menos do ponto de vista comercial. Único nas Américas a manter embaixadas nas duas Coreias, o Brasil foi, no ano passado, o 8º país que mais comprou produtos vindos da Coreia do Norte, indicam dados compilados pela ONU.Durante o período, o comércio bilateral totalizou US$ 10,75 milhões (cerca de R$ 36 milhões em valores atuais).
Apesar de significativo para a isolada Coreia do Norte, contra a qual pesam sanções econômicas devido à manutenção de seu programa nuclear e de seus testes balísticos, o volume negociado entre os dois países é o menor desde 2000.

A BBC Brasil apurou que essa redução se deu, principalmente, pelo medo de exportadores brasileiros serem retaliados por potências ocidentais e seus aliados ao negociarem com a Coreia do Norte. Essas empresas temem que, ao venderem produtos para o isolado país, possam perder contratos importantes - e financeiramente mais vantajosos - com Estados Unidos e Japão, por exemplo.

Imagem relacionada

Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-40496404

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA MAIS: EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO

SAIBA MAIS: PARALELO 38

SAIBA MAIS: QUIZ